PARA CHEGAR A DECISÃO, DESPORTIVA PRECISA QUEBRAR UM INCÔMODO JEJUM.

Desportiva e Rio Branco decidem vaga na final do Capixabão neste sábado, às 17hrs, no estádio Engenheiro Araripe. Além da vaga na final, a segunda partida da semifinal também vale classificação para a Copa do Brasil de 2026. E a Desportiva enfrenta um incômodo jejum. O de nunca ter ganho do rival em mata-mata neste século. As duas equipes não começaram bem o século, com direito a desistência do Rio Branco de disputar a primeira divisão em 2005, e inatividade da então Desportiva Capixaba no futebol profissional no mesmo ano, o que ajudou a reduzir o número de confrontos das duas equipes nas fases finais.

Foto: Alef Jordan / Capixaba Esporte.

2015: RIO BRANCO CAMPEÃO PELA 37º VEZ.

Em 2015, as duas equipes decidiram o Capixabão pela primeira vez após 30 anos. Em 1985, deu Rio Branco, quando ainda era decidido em quadrangular final. Em 2015, também deu Brancão. O Brancão que depois de 1985, voltara a conquistar o Capixabão apenas em 2010, fez a festa em um Kleber Andrade lotado, com mais de 15 mil presentes. Após vitória por 1 x 0 na ida, no estádio Engenheiro Araripe, o Rio Branco precisou correr atrás do empate na volta, e Ratinho, de pênalti marcou o gol do título alvinegro.


2020: RIO BRANCO ELIMINA O RIVAL DENTRO DO ENGENHEIRO ARARIPE.

Cinco anos depois, as duas equipes voltaram a se enfrentar em mata-mata de Capixabão, dessa vez nas quartas de final. Após vitória por 2 x 1 no Kleber Andrade, o Rio Branco buscou o empate no Engenheiro Araripe aos 38 minutos da segunda etapa, em gol de Nildo. Com o placar de 1 x 1, o Rio Branco seguiu na competição, onde foi vice para o xará de Venda Nova.


QUANDO O ASSUNTO É COPA ESPÍRITO SANTO … DESPORTIVA BICAMPEÃ DA COPA EM CIMA DO MAIOR RIVAL.

Se o rival capa preta leva vantagem no estadual, não pode dizer o mesmo na Copa ES. A Tiva tem dois títulos contra um do rival, e as duas conquistas foram em cima do Rio Branco. A campanha de 2008 ficou marcada pelo surgimento do atacante Kieza, que após passar pela locomotiva grená, passou por Fluminense-RJ, Cruzeiro-MG, Náutico-PE e Bahia-BA, e que em 2024, foi campeão Capixaba pelo Rio Branco. A Tiva foi campeã após dois empates, em 1 x 1 e 0 x 0. Em 2012, a Desportiva venceu as duas partidas finais, por 2 x 0 e 2 x 1 respectivamente. Em 2019, as duas equipes voltaram a se encontrar em mata-mata, e dessa vez, com classificação Capa preta, após dois empates, em 0 x 0 e 1 x 1.


FONTES DA REPORTAGEM.

GE / ES
FES
MEMÓRIAS DO FUTEBOL CAPIXABA.

Deixe um comentário