Com a classificação do Porto Vitória, o Capixabão tem os quatro semifinalistas confirmados. O verdão foi o último time a garantir vaga na penúltima fase da competição. Com isso, o Campeonato Capixaba volta a ter quatro representantes da região metropolitana na fase final. Naquela edição, Desportiva, Rio Branco, Santo Antônio disputaram o quadrangular final, e o título ficou com o Vitória. O Rio Branco ficou com o vice-campeonato.
Na edição de 2025, as quatro melhores equipes fazem a semifinal. O Vitória, campeão em 76, tem pela frente, o Porto Vitória. A outra semi será disputada entre Rio Branco x Desportiva. No atual modelo, a disputa é em dois jogos, com os jogos de ida sendo disputados no próximo sábado (Rio Branco x Desportiva), e segunda-feira (Porto Vitória x Vitória). A volta acontece na próxima semana.
RIO BRANCO SONHA COM O BICAMPEONATO CONSECUTIVO APÓS QUARENTA ANOS.
Atual campeão e maior vencedor com 38 títulos, o Rio Branco busca quebrar um longo tabu. A última vez que o Brancão foi bicampeão seguido, foi em 1985. Naquele ano, o Rio Branco foi campeão em cima da Desportiva, adversário na semifinal da atual edição. Apesar de ter levantado a taça em 2024, o Brancão não teve vida fácil esse ano. Brigou contra o rebaixamento durante metade da primeira fase, e reagiu apenas na sétima rodada, quando venceu o Vilavelhense por 1 x 0, e sacramentou a classificação na rodada seguinte, quando fez 4 x 2 no Capixaba, e fechou a primeira fase vencendo o Jaguaré por 3 x 0, terminando em quinto, com quatorze pontos. Nas quartas, reencontrou o Capixaba, e venceu as duas partidas, por 2 x 1 e 1 x 0 respectivamente. A equipe comandada por Rodrigo Fonseca faz o maior clássico do futebol capixaba, com a Desportiva, do treinador Rodrigo César. Os jogos acontecem nos dois próximos sábados. O primeiro jogo acontece às 16hrs, no estádio Kleber Andrade. A volta está marcada para o dia 22, às 17hrs, no Engenheiro Araripe. Na segunda rodada, as duas equipes empataram sem gols no Klebão.

DESPORTIVA QUER VOLTAR A GRITAR “É CAMPEÃO” APÓS NOVE ANOS.
Apesar de a última fase final entre times da Grande Vitória ter sido em 1976, a última equipe da GV a ser campeã em cima do “vizinho”, foi a Desportiva em 2016. Na ocasião, a Tiva venceu o Espírito Santo na decisão. Desde então, a locomotiva grená não conquistou mais o título mais importante do futebol Capixaba, sendo eliminado na primeira fase em 2017 e 2018, e entre 2019 e 2024, caiu sempre nas quartas. Sob o comando de Rodrigo César, a Tiva ainda não perdeu na competição, e fechou a primeira fase com vinte e um pontos, na liderança. Nas quartas, a Desportiva passou pelo Vilavelhense, com vitórias por 4 x 1 e 2 x 1, respectivamente. A locomotiva grená faz o clássico DERB, contra o Rio Branco.

O VÔO DA ÁGUIA. VITÓRIA QUER VOLTAR A SER CAMPEÃO ESTADUAL APÓS SEIS ANOS.
Campeão em 1976, o Vitória não levanta a taça desde 2019, quando venceu o Real Noroeste nos pênaltis. A águia não teve vida fácil nessa temporada. Brigou na parte debaixo da tabela até a última rodada, quando goleou e rebaixou o Nova Venécia, no placar de 5 x 1. Sob o comando de Rafael Soriano, a equipe alvianil terminou a primeira fase na sexta colocação, com nove pontos, e nas quartas de final, passou pelo carrasco da última temporada, Rio Branco VNI, após empates em 1 x 1 e 0 x 0, respectivamente. Nos pênaltis, brilhou a estrela de PH, que defendeu três cobranças. Na semi, reedita a final da Copa ES 2024, contra o Porto Vitória. Na ocasião, o adversário venceu por 1 x 0. Os jogos acontecem na próxima segunda-feira, às 19:30, no Kleber Andrade, e a volta acontece no domingo, dia 23, às 16hrs, no Salvador Costa.

JOVEM NO FUTEBOL CAPIXABA, PORTO VITÓRIA SONHA COM TÍTULO INÉDITO.
Caçula entre os semifinalistas, o Porto Vitória tem apenas dez anos de existência, e nesse período, o verdão se destacou nas categorias de base, conquistando títulos em todas as categorias, desde o Sub 11, até o Sub 20. O Porto é o atual campeão da Copa ES, e chega a sua terceira semifinal de Capixabão. Nas outras duas edições, o verdão caiu para os futuros campeões, Real Noroeste em 2023, e Rio Branco em 2024. Após bater na trave, o Porto Vitória busca a sua primeira final, e tem pela frente, o Vitória. O jogo de ida acontece na próxima segunda-feira, às 19:30 no estádio Kleber Andrade. A volta será disputada no próximo domingo (23), às 16hrs, no Salvador Costa.

TROCAS DE TÉCNICO.
Três das quatro equipes semifinalistas trocaram de treinador durante a competição, devido a resultados ruins. Gustavo Rodrigues, Ricardo Colbachini e Fábio Brostel foram demitidos de Vitória, Rio Branco e Porto Vitória. Desportiva é a única equipe semifinalista a iniciar e terminar a competição com o mesmo treinador.
Gustavo Rodrigues foi derrotado em dois clássicos que fez, contra Desportiva pelo estadual, e Rio Branco na Copa Verde. O começo ruim, que colocou o Vitória na parte debaixo custou o emprego do professor. Rafael Soriano assumiu a equipe, e chega forte na semifinal.
Ricardo Colbachini chegou ao Rio Branco trazendo expectativa ao torcedor, após trabalhos como auxiliar técnico em equipes de renome, como Cuiabá, Fluminense e Internacional. Porém, o curriculo do gaúcho de 39 anos não foi suficiente para que fizesse o Brancão abrir bem a temporada. Com Colbachini no comando, o Rio Branco foi derrotado por Nova Venécia na abertura do Capixabão, empatou com a Desportiva, Porto Vitória, Rio Branco VNI e Real Noroeste. Pela Copa verde, passou pelo rival Vitória, e foi goleado pelo Goiás. Após o empate com o Vitória, o treinador não resistiu, e foi demitido. Rodrigo Fonseca assumiu o comando, e levou a equipe a semifinal.
Fábio Brostel assumiu o comando do Porto Vitória em Março de 2024, após ótimo trabalho no Sub 20, onde conquistou os títulos da Copa ES Sub 20 em 2023, e do Estadual da categoria em 2024, e foi campeão da Copa ES profissional no segundo semestre de 2024. Porém, não começou bem 2025. Com apenas uma vitória, diante do Jaguaré, o treinador foi demitido após derrota para a Desportiva, por 3 x 0. Rodrigo Chagas assumiu o comando, e permanece até os dias atuais.
A Desportiva não mexeu em seu comando técnico. Líder com sobras na primeira fase, Rodrigo César segue no comando grená, onde ainda não perdeu. Foram seis vitórias e três empates na primeira fase, o deixando com 21 pontos, cinco a mais que o Real Noroeste, vice-líder.
JOGOS DA SEMIFINAL.
| Rio Branco x Desportiva. | 15/03 (Sábado) – 16hrs, estádio Kleber Andrade. |
| Desportiva x Rio Branco. | 22/03 (Sábado) – 17hrs, estádio Engenheiro Araripe. |
| Porto Vitória x Vitória. | 17/03 (Segunda-feira) – 19:30, estádio Kleber Andrade. |
| Vitória x Porto Vitória. | 23/03 (Domingo) – 16hrs, estádio Salvador Costa. |
