A bola rola pela Copa Espírito Santo pela última vez neste sábado. Porto Vitória e Vitória fazem a grande decisão da Copa, no estádio Kleber Andrade, às 17hrs. O campeão disputa o Brasileiro Série D em 2025, enquanto o vice joga a Copa Verde, também no próximo ano. De um lado, o Porto Vitória, clube com dez anos de idade, e profissionalizado desde 2021 busca seu primeiro título profissional. Do outro, o tradicional Vitória FC, dez vezes campeão Capixaba, e Tetracampeão da Copa ES (Maior vencedor da competição).
Porto Vitória.
Fundado em 2014, o Porto Vitória se destacou nas categorias de base, sendo multicampeão Estadual, em especial nas categorias Sub 15/17. Em 2021, o verdão se profissionalizou, e disputou a série B, conseguindo o acesso apenas em 2022. O Porto Vitória chegou a semifinal da última edição da Copa, sendo eliminado pelo Serra. E nessa edição, o Porto Vitória fez campanhas regulares nas duas fases anteriores, chegando a final após fazer 16 jogos, com 13 Vitórias, 1 Empate e duas derrotas (As duas na primeira fase, para Linhares e Capixaba). Patrick é o artilheiro isolado da competição, com oito gols.

Vitória FC.
Clube profissional mais antigo do Espírito Santo, o Vitória divide com o Real Noroeste, o posto de maior campeão da Copa Espírito Santo, com quatro títulos, e chega a sua sexta final, tendo levantado a taça nos anos de 2009, 2010, 2018 e 2022, e bateu na trave em 2019. A águia que não disputou a edição 2023, chega a segunda final consecutiva, após 16 jogos, com 9 vitórias, 5 empates e duas derrotas, justamente para o adversário alviverde. O atacante Patrick é o artilheiro da equipe alvianil, com cinco gols.

