Rio Branco e Rio Branco VNI começam a decidir o Capixabão 2024 no próximo domingo, no estádio Kleber Andrade. Em comum acordo entre as equipes e FES, os dois jogos decisivos serão no maior estádio do Espírito Santo. Com isso, o campeão será conhecido no Klebão pela primeira vez após seis anos. O último campeão no maior do estado, foi o Serra em 2018. De lá pra cá, a segunda partida sempre foi disputada no interior do estado. Águia Branca (3x) e Venda Nova do Imigrante (2x) foram as outras sedes.
2018: Serra 3 x 4 Real Noroeste – Kleber Andrade.
Em 2018, o Serra jogava por dois resultados iguais, e após vencer o primeiro jogo no José Olímpio da Rocha por 1 x 0, o tricolor serrano foi derrotado no Kleber Andrade, por 4 x 3, e ficou com a taça.

2019: Real Noroeste 1 x 1 Vitória (PN: Real Noroeste 2 x 4 Vitória) – José Olímpio da Rocha.
Última equipe da região metropolitana a levantar a taça, o Vitória foi campeão ao vencer o Real Noroeste na decisão por pênaltis. Os dois jogos terminaram empatados em 1 x 1.

2020: Rio Branco VN 1 x 0 Rio Branco – Estádio Olímpio Perim.
Durante a pandemia, o campeonato Capixaba chegou a ficar paralisado durante cinco meses. Quando a bola finalmente voltou a rolar, foi proibido a presença de público nas arquibancadas, o que possibilitou a final acontecer no estádio Olímpio Perim, em Venda Nova do Imigrante. E a decisão foi justamente entre os dois Rio Brancos, adversários na decisão desse ano. Na ocasião, o Brancão polenteiro venceu o Capa preta por 1 x 0, após empate na ida em 0 x 0, no Klebão.

2021: Rio Branco VN 1 x 1 Real Noroeste (PN: RBVN 7 x 8 RN). Estádio Olímpio Perim.
Assim como em 2020, o Estadual de 2021 terminou com público zero. Com isso, Venda Nova do Imigrante foi sede da segunda partida pelo segundo ano seguido. E dessa vez, foi o Real Noroeste quem soltou o inédito grito de é campeão, após vencer os donos da casa nos pênaltis. No primeiro jogo, em Águia Branca, o placar não foi alterado.

2022: Real Noroeste 1 x 0 Vitória – José Olímpio da Rocha.
Foi só levantar a primeira taça, que os merengues viciaram. O tricolor de Águia Branca conquistou o segundo título consecutivo, ao derrotar o Vitória por 1 x 0 em Águia Branca. Na ida, deu empate sem gols.

2023: Real Noroeste 3 x 1 Nova Venécia – José Olímpio da Rocha.
TRIcampeão. Esse foi o grito do torcedor do Real Noroeste. Bicampeão em 2021/2022, o tricolor do noroeste do estado ergueu a taça pela terceira vez consecutiva, segunda em seus domínios, após vencer o Nova Venécia por 3 x 1. O jogo de ida aconteceu no estádio Kleber Andrade, e terminou empatado sem gols.

2024: Rio Branco x Rio Branco FC – Kleber Andrade.
Hora do reencontro. Finalistas em 2020, Rio Branco Atlético Clube e Rio Branco Futebol Clube voltam a decidir o estadual da primeira divisão. O capa preta foi semifinalista em 2021, sendo eliminado pelo adversário da decisão, e desde então, parou nas quartas de final em 2022 e 2023. Nesta edição, o Brancão da capital liderou a competição de ponta a ponta, e chega a final após eliminar o Porto Vitória na semifinal. Já o tricolor das montanhas, foi vice campeão em 2021, rebaixado em 2022, e vice campeão da segundinha em 2023. Na atual edição, o Rio Branco FC brigou contra o rebaixamento da primeira a última rodada, quando conseguiu a classificação após vencer em casa, o Vitória por 2 x 1. Nas quartas, o Brancão polenteiro eliminou a Desportiva, e na semi, reencontrou o adversário da salvação, e venceu os dois jogos, na ida por 1 x 0, e na volta por 2 x 1. Na primeira fase, o capa preta venceu o tricolor no Kleber Andrade por 1 x 0, e mordeu de vez a liderança.

O primeiro jogo acontece no próximo domingo, às 16hrs. A volta, acontece no próximo dia 13, às 17hrs. As duas equipes já estão garantidas na Copa do Brasil de 2025. O campeão garante vaga na série D e Copa Verde, também no próximo ano.
