O Rio Branco segue se preparando para o Capixabão e Copa Verde, principais competições da equipe em 2024. A equipe capa preta fez dois amistosos, contra o Democrata-GV, e Tombense, tendo vencido a equipe de Governador Valadares, e empatado com o alvirrubro de Tombos-MG. Em entrevista com Rodrigo César, o treinador avaliou o primeiro mês de treinos, e também falou sobre a Copa Verde e o Campeonato Capixaba.

Capixaba Esporte: Rodrigo, como você avalia esse primeiro mês de pré temporada do Rio Branco?
Rodrigo César: A preparação está sendo muito boa. Estamos felizes com o que temos desenvolvido dentro do elenco. No início,o foco maior foram nos trabalhos físicos, de muita intensidade. Agora, os jogadores estão um pouco mais soltos e a equipe vem evoluindo a cada dia. Temos um grupo formado por jogadores muito inteligentes. Contratamos de acordo com as características do que a gente acredita que precisa ter a equipe. Já temos uma cara e um modelo de jogo bem definido e vamos evoluir cada vez mais.
Capixaba Esporte: Você é bicampeão seguido da Copa ES. É diferente disputar a Copa Espírito Santo e o Capixabão? Como você enxerga as duas competições?
Rodrigo César: O Campeonato Capixaba vem evoluindo a cada ano, então a expectativa para essa temporada é muito grande, pois os clubes estão se reforçando bem, alguns virando SAF, muitas equipes tradicionais, inclusive no interior. É um campeonato muito difícil em que não é possível cravar favoritismos.
Capixaba Esporte: Pelo segundo ano seguido, o Rio Branco disputará a Copa Verde, e pela primeira vez na história, teremos um confronto Capixaba na competição. Qual a sua expectativa para o jogo contra o Real Noroeste?
Rodrigo César: O Real Noroeste é uma equipe que vem sempre mostrando sua força ano a ano. Tem um treinador que está há bastante tempo no comando. A gente vê como um adversário difícil, mas esperamos um confronto equilibrado que, com a nossa força, consigamos o nosso objetivo de se classificar.
As viagens da Copa Verde são muito longas e dificultam a logística. Com isso, viajar para perto é muito melhor para as duas equipes. Ficamos felizes por isso. Por outro lado, sabemos que é ruim ter um time capixaba eliminado logo na primeira fase, mas é o que foi definido e estamos nos preparando.
Capixaba Esporte: O que o torcedor Capa preta pode esperar desse grupo, e qual a sua expectativa no Campeonato estadual?
Rodrigo César: Pode esperar um trabalho bem feito, profissional, uma equipe com unidade de grupo muito forte, que é um ponto principal das minhas equipes. Estamos trabalhando forte para conquistar esse título tão sonhado pela torcida capa-preta. Sabemos que o trabalho precisa ser muito bem feito para isso, o processo é complicado, mas estamos bem neste caminho de gestão e campo.

De olho nas competições, o Brancão contratou jogadores conhecidos no futebol nacional, como o atacante Kieza, e o meia Bruno Cosendey. Craque do último Capixabão, o goleiro Neguette também disputará o estadual pela equipe capa preta.
O estadual começa no próximo dia 18, e o Rio Branco abre a competição contra o Porto Vitória. A partida acontece às 19hrs, no Robertão, em Serra-sede. O campeão garante vagas no Brasileiro Série D, Copa do Brasil e Copa Verde de 2025. O campeão da Copa verde garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2025.
