CAPIXABÃO 2024 COMEÇA NO PRÓXIMO DIA 18. COMO ESTÃO OS CLUBES, A UMA SEMANA DA ESTRÉIA.

O campeonato Capixaba da primeira divisão vai começar. Dez equipes iniciam a luta pelo principal título do Futebol do Espírito Santo no próximo dia 18, com direito a duelo de campeões.

Real Noroeste e Nova Venécia fizeram a final do Capixabão 2023. Foto: Jordan Nunes / Capixaba Esporte.

A Desportiva Ferroviária é o segundo maior campeão Estadual, tendo levantado a taça em 18 oportunidades, a última em 2016.

Após quase um ano, a Desportiva está de volta ao futebol profissional. A locomotiva grená não disputou a Copa ES, e aproveitou o período para dar prosseguimento ao processo de mudança para SAF.

A equipe de Jardim América será comandada por Emerson Nunes. O novo treinador da Desportiva tem passagens por equipes de séries A e B do Brasileirão, como Avaí-SC e Botafogo-SP.

De olho em um título que não conquista há oito anos, a Tiva anunciou o retorno do atacante Wagner Pinote (Ex Rio Branco e Rio Branco-VN), e trouxe outros jogadores, como o atacante Lucas Cardoso (Com passagem pelo futebol Europeu), Rafael Carioca (Ex Sampaio Corrêa-RJ, Sampaio Corrêa-MA, Bangu-RJ, Ponte Preta-SP, Marcílio Dias-SC e São Bernardo-SP), o zagueiro Theo Krugger (Ex América-MG, Tombense-MG e Figueirense-SC) e o meio-campista Rafael Gelatti (Ex Botafogo-RJ, Internacional-RS, Três passos-RS e Porto-PE). A Desportiva estréia no dia 19, contra o Serra. A partida acontece às 20hrs, no Robertão, em Serra-sede.

Arte: Desportiva Ferroviária.

O tricolor do Norte está de volta. Após desistir da disputa do Estadual em 2011, o Jaguaré retornou as atividades em 2022, e chegou às semifinais da série B.

Após não conseguir o acesso, o tricolor não só conseguiu em 2023, como foi campeão da segundinha, ao vencer o Rio Branco-VN na decisão. O treinador do título da série B, Giuliano Pariz continua no comando técnico.

A equipe da região norte bateu na trave em 2007, ao perder a final para o Linhares. Em busca do título inédito, o Jaguaré foi ao mercado, e trouxe jogadores conhecidos no futebol Capixaba, como o atacante Matheus Firmino (Ex Vilavelhense, Serra e Áster), o volante Gil Mineiro (Ex Rio Branco, Desportiva e Capixaba) e o zagueiro Correia (Ex Estrela do Norte, Rio Branco, Real Noroeste e Capixaba).

O meia Everson Ribeiro (Ex Jaguaré e Vilavelhense) retorna a equipe da terra do conilon.

O Jaguaré renovou com jogadores importantes na campanha do título da segundinha, como o meia Bruno Paixão e o atacante Ronieli.

O tricolor do norte faz o confronto dos campeões, contra o Real Noroeste. A partida acontece no dia 19, às 19hrs, no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca.

Arte: Jaguaré EC.

ESTRELA DO NORTE FUTEBOL CLUBE.

Campeão em 2014, o Estrela do Norte retorna suas atividades no futebol profissional após quase um ano parado. O alvinegro sulino não disputou a Copa ES em 2023.

A equipe de Cachoeiro de Itapemirim tem um velho conhecido no comando técnico. Ney Barreto retorna ao clube após três anos. O treinador volta, após passagens por Serra e Vitória.

Eliminado nas quartas de final em 2023, o Estrela busca um título que não conquista há 10 anos, e anunciou jogadores conhecidos do público Capixaba, como os goleiros Bernardo (Ex Serra, Americano-RJ e Pérolas negras-RJ) e Gabriel Palma (Ex Serra, Linhares e América-RJ), os Meio-campistas Liniker (Ex Nova Venécia, Náutico-PE e Sousa-PB) e Alex Pixote (Ex Real Noroeste, Porto Vitória, Madureira-RJ e Duque de Caxias-RJ), e o lateral esquerdo Teteu (Ex Serra e América-RJ).

A estréia da equipe sulina será contra o algoz da última edição, Vitória, no dia 20. A partida acontece às 16hrs, no estádio Salvador Costa.

Arte: Estrela do Norte FC

O leão do Norte bateu na trave em 2023, ao perder para o Real Noroeste. Campeão da série B e Copa ES em 2021, o Nova Venécia vem querendo o único título que falta em sua galeria de troféus.

No comando da equipe desde o último Estadual, Badinho continua a frente da equipe.

O Leão representará o Espírito Santo na Copa do Brasil, e pensando nisso, foi ao mercado, e trouxe alguns jogadores conhecidos no Espírito Santo, como o meia Erlon Corrêa (Ex Rio Branco e Tupy-ES) e o zagueiro Matheus Castelo (Ex Real Noroeste, América-RN e Campinense-PB).

Outros jogadores também chegam ao Nova Venécia,, como os meias Cristian Salib (Ex Grêmio-RS) e Celsinho (Ex Londrina-PR, Sporting-Por, São Caetano-SP e Lokomotiv Moscou – RUS), o atacante Leonardo Reis (Ex Friburguense-RJ, Inter de Limeira-SP, Ponte Preta-SP e Iguatu-CE), o lateral direito Rander (Ex Vitória-BA e Bahia-BA), e o goleiro Flávio (Ex Cruzeiro-MG, Atlético-MG e Città dei Sassi Matera-ITA).

O leão estreia no dia 20, contra o Rio Branco-VN. A partida acontece no estádio Zenor Pedrosa, às 15:30.

Vice campeão da Copa ES em 2023, Erlon é uma das caras novas no Leão do norte. Foto: Richard Andrade / Nova Venécia.

O verdão disputa a primeira divisão pela segunda vez em sua história. Em 2023, o Porto foi eliminado na semifinal, após perder para o Real Noroeste nos pênaltis.

Alexandre Grasseli, que ocupava cargo de gestão técnica da equipe desde 2022, assume o comando técnico.

O Porto foi ao mercado, e trouxe atletas de outros estados, como o meia Jeferson (Ex Patrocinense-MG e Itabirito-MG), o lateral esquerdo Lailson (Ex Remo-PA, Joinville-SC e GE Brasil-RS), e o meio-campista Marcos Antônio (Ex Guarani-SP, Sport-PE, Grêmio Anápolis-GO e Itabirito-MG).

O Porto Vitória abre a competição contra o Rio Branco. A partida acontece no dia 18, às 19hrs, no estádio Robertão, em Serra-sede.

O lateral esquerdo Lailson é um dos reforços do Porto Vitória. Foto: Juliana Moreira / Porto Vitória.

Atual Tricampeão Estadual (2021/2022 e 2023), o Real Noroeste não fez boa Copa ES, sendo eliminado ainda na primeira fase, e perdendo pontos por escalação irregular.

Com calendário cheio em 2024, e em busca do tetracampeonato consecutivo, a equipe merengue é um dos representantes Capixabas na Copa do Brasil, *Copa Verde* e na Série D. Visando as quatro competições, o Real Noroeste foi ao mercado, e trouxe alguns jogadores, como o atacante Erick Silva (Ex Rio Branco e CTE), o lateral esquerdo campeão em 2022 Djavan, e o goleiro Matheus (Ex Samambaia – DF).

*Real Noroeste e Rio Branco são adversários na primeira fase da Copa Verde. A equipe de Águia Branca tem o mando de campo*.

A águia conta com permanências importantes, do volante Vitor, e do lateral direito Angelo. Tricampeão Estadual e campeão da Copa ES em 2019, Duzinho vai para seu quinto ano a frente da equipe de Águia Branca.

O Real Noroeste faz o jogo dos campeões, contra o Jaguaré, campeão da segundinha em 2023. A partida acontece no dia 19, às 19hrs, no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca.

Duzinho está entre os treinadores mais longevos do futebol Brasileiro. O professor está no comando do Real desde 2019. Foto: Breno Bonfá / Foto P2 / Real Noroeste.

RIO BRANCO ATLÉTICO CLUBE.

O Rio Branco é a equipe com mais títulos da competição (37), mas não levanta a taça desde 2015. A equipe da capital virou SAF em 2023, e vem com sede de título.

Em 2023, o Capa preta caiu nas quartas de final do estadual para o Nova Venécia, e foi vice campeão da Copa ES, perdendo a decisão para o Serra.

*O Rio Branco, junto com o Real Noroeste é o Espírito Santo na Copa Verde*, e pensando nisso, foi ao mercado, e anunciou um pacotão de reforços, com destaque para o atacante Kieza (Ex Desportiva, Rio Bananal, Americano-RJ, Fluminense-RJ, Cruzeiro-MG, Ponte preta-SP, Náutico-PE E Shangai Shenxin-CHN), e o meia Bruno Cosendey (Ex Vasco da Gama-RJ).

*Real Noroeste e Rio Branco são adversários na primeira fase da Copa Verde. A equipe de Águia Branca tem o mando de campo*.

Outros jogadores também chegam ao capa preta, como o volante Ferrugem (Ex Corinthians-SP, Cuiabá-MT, Sport-PE e Figueirense-SC), o goleiro Negueti (Craque do último Capixabão pelo Real Noroeste), e o retorno do meia-atacante Edinho (Ex Vitória, Desportiva, e com passagem marcante pelo futebol Iraniano).

Jogadores importantes na Copa ES, os zagueiros Gustavo Carbonieri (Melhor zagueiro da competição) e Igor Caldeira, o meia João Prado e o goleiro Pedro Henrique permanecem na equipe.

Logo após o fim da Copa ES, o Rio Branco anunciou o técnico campeão Rodrigo César para a temporada 2024.

A estreia do Brancão será contra o Porto Vitória, no dia 18. A partida acontece às 19hrs, no estádio Robertão, em Serra-sede.


Campeão em 2020, e vice em 2021, o brancão polenteiro foi rebaixado em 2022 e ficou mais de um ano sem disputar competições profissionais. Voltou em 2023, quando disputou a Copa ES, sendo eliminado nas quartas de final pelo xará da capital, e foi vice campeão da série B, conquistando o acesso para a primeira divisão.

Campeão em 2020, o tricolor das montanhas foi ao mercado, e trouxe jogadores bastante conhecidos no futebol capixaba, como o lateral esquerdo Dodô (Ex Vitória, Desportiva, Rio Branco e Jaguaré), o atacante Marcudinho (Ex Estrela do Norte e Desportiva), e o volante Gabriel Jordan (Ex Porto Vitória, Vitória, Rio Branco, Real Noroeste e Jaguaré).

Peças importantes na campanha do acesso, como o volante Canário, o goleiro Pedro Zanette e o atacante Arthur Faria continuam na equipe para 2024. Campeão da primeira divisão com o tricolor das montanhas e vice campeão da segundinha, Antônio Carlos Roy continua no comando da equipe de Venda Nova do Imigrante.

O brancão polenteiro estreia na competição fora de casa, contra o Nova Venécia. A partida acontece no dia 20, às 15:30, no estádio Zenor Pedrosa.

O lateral esquerdo Dodô disputará o Estadual pelo tricolor das montanhas. Arte: Rio Branco FC.

Maior campeão do século, o Serra não conquista o Estadual desde 2018.

Campeão em seis oportunidades, o atual campeão da Copa ES quer voltar a levantar a taça mais importante do estado após 6 anos.

Representante capixaba no Brasileiro Série D, o tricolor serrano trouxe alguns atletas de outros estados, como o zagueiro Yuri Oliveira (Ex Vasco da Gama-RJ, Vitória-BA e Colo Colo-BA), o meia Filipinho (Ex Ceilandia-DF, Atlético-MG e Athletic-MG), o lateral direito Cássio (Ex Jaguaré, Vitória, Aster Brasil e Porto Vitória) e o goleiro Eduardo (Ex Botafogo-RJ e Náutico-PE).

Erich Bomfim é o comandante da equipe de Serra-sede. A cobra coral estreia no dia 19, às 20hrs, contra a Desportiva. A partida acontece no estádio Robertão.

Foto: Kamilla Barcellos / Serra FC.

O azulão de Bento Ferreira é o terceiro maior campeão Estadual, tendo conquistado a competição em dez oportunidades, a última em 2019. Sem calendário nacional em 2024, o Vitória volta todas as suas atenções para o Capixabão.

Em outubro de 2023, aconteceu assembléia, que elegeu Guto novo presidente do clube. O Vitória assinou contrato com a Joma, marca espanhola de material esportivo, e produzirá os novos uniformes da equipe alvianil em 2024.

A águia foi ao mercado, e trouxe jogadores importantes de renome nacional, como o lateral esquerdo Wilian Simões (Ex Náutico-PE), e o atacante Caio Monteiro (Ex Vasco da Gama-RJ).

Jogadores conhecidos no Espírito Santo também chegam ao ninho da águia, como o meia Dodô (Ex Desportiva e Nova Venécia) e o volante Alysson Caucaia (Ex Real Noroeste).

O ex técnico do Nova Venécia, Cássio Barros assume o comando alvianil nesta temporada.

A estréia do Vitória na competição será no dia 20, contra o Estrela do Norte. A partida acontece às 16hrs, no estádio Salvador Costa.

Wilian Simões é uma das novidades no alvianil de Bento Ferreira. Foto: Clara Fafá / Vitória FC.

Deixe um comentário