A bola vai rolar. 8 Meses após o Real Noroeste vencer o Vitória, e conquistar o Estadual pela segunda vez consecutiva, o Capixabão está de volta. Organizada pela Federação de Futebol do estado do Espírito Santo (FES), o Capixabão tem início nesta quinta-feira (19), e as finais estão marcadas para os dias 15 e 22 de abril. Serra e Estrela do Norte abrem a competição. A partida acontece no estádio do Robertão, às 20hrs. O campeão garante vaga na Copa do Brasil, Brasileiro Série D e Copa verde em 2024, enquanto o vice garante vaga apenas na Copa do Brasil do próximo ano.
Confira abaixo, os jogos da rodada inaugural.
| 19/01 – 20HRS | Serra x Estrela do Norte. | Estádio Robertão, Serra. |
| 20/01 – 20HRS | Porto Vitória x Rio Branco. | Estádio Kleber Andrade, Cariacica. |
| 21/01 – 15HRS | Vitória x Desportiva. | Estádio Salvador Costa, Vitória. |
| 21/01 – 19HRS | Real Noroeste x Atlético Itapemirim. | Estádio José Olímpio da Rocha, Águia Branca. |
| 22/01 – 16HRS | Nova Venécia x Vilavelhense. | Estádio Zenor Pedrosa, Nova Venécia. |

QUEM É QUEM?
Associação Desportiva Ferroviária:
Segundo maior vencedor da competição, a Desportiva não conquista o estadual desde 2016. Em 2022, a Tiva caiu nas quartas de final para o Nova Venécia. A tiva foi ao mercado, e trouxe nomes de peso, casos de Marcudinho e Rael.
A locomotiva grená estreia no próximo sábado, quando faz o clássico contra o Vitória, no Salvador Costa.
Clube Atlético Itapemirim:
Campeão em 2017, o galo da vila está de volta após 2 anos. Rebaixado em 2020, a equipe alvinegra foi campeão da segunda divisão em 2022. A estreia do Atlético será no próximo sábado, contra o Real Noroeste, em Águia Branca.
Estrela do Norte Futebol Clube:
O alvinegro sulino vem para mais uma temporada visando o segundo título estadual. A equipe de Cachoeiro de Itapemirim foi campeão em 2014. Em 2022, o Estrela caiu na fase quartas de final para o Vitória. O Estrela contratou nomes de peso, como Rafael Castro e Geraldo, grande ídolo do clube. O alvinegro abre a competição na quinta-feira, contra o Serra, no Robertão.
Nova Venécia Futebol Clube:
O leão do norte conquistou o acesso em 2021. Sem competições nacionais a disputar, o Nova Venécia foi mais um a reformular a equipe, e conta com jogadores de peso, como o atacante Tony Galego, e o zagueiro Pedro Botelho. Inicia a competição no domingo, quando recebe o Vilavelhense.
Porto Vitória Futebol Clube.
Estreante na elite, o Porto vem como vice-campeão da segundinha em 2022, e vem com um elenco de peso, que conta com jogadores como Edinho, Ferrugem, Cássio, Canário e Matheus Bidick. O Porto Vitória estreia na próxima sexta-feira, contra o Rio Branco, no Kleber Andrade.
Real Noroeste Capixaba Futebol Clube.
Atual Bicampeão, o Real Noroeste reformulou o elenco, e vem com um grupo nascidos em outros estados, com destaque para o atacante Camaronês Fafá Hissendjy. A equipe de Águia Branca estreia em casa, no próximo sábado, diante do Atlético Itapemirim.
Rio Branco Atlético Clube.
Maior ganhador, com 37 títulos, o Rio Branco levantou a taça pela última vez em 2015. O capa preta reformulou a equipe quase que por completo. Apenas o goleiro Diogo, Jailson, Patrick , Caio e Ramon permanecem na equipe, além do treinador Eleomar Pereira. O Brancão estreia na próxima sexta-feira, diante do Porto Vitória, no Kleber Andrade.
Serra Futebol Clube.
O tricolor serrano, Hexacampeão estadual levou o caneco pela última vez em 2018. A cobra coral trouxe nomes conhecidos pelo torcedor capixaba, como o atacante Marquinhos, o volante Marcus Henrique, e o artilheiro com passagem vitoriosa pelo tricolor, Diego Alves. O tricolor abre a competição na quinta-feira, em casa contra o Estrela do Norte.
Vilavelhense Futebol Clube.
O tricolor Canela verde ainda não conquistou o estadual da primeira divisão. O Vila manteve Filipe Marques no comando técnico da equipe, e mantém a base do ano passado. Jogadores como o zagueiro Junior Fonseca e o goleiro Juninho permanecem na equipe. O Vilavelhense estreia na competição apenas no domingo, quando enfrenta o Nova Venécia, no estádio Zenor Pedrosa.
Vitória Futebol Clube.
Decacampeão e vice campeão na última edição, o Vitória conquistou o Capixabão pela última vez em 2019. A equipe alvianil manteve a base, e conta com nomes de peso, como o meia João Paulo, o goleiro Alan Camilato e o atacante Rodriguinho, além do treinador Rodrigo César e toda a sua comissão técnica. O azulão da capital estreia no próximo sábado, em clássico contra a Desportiva. A partida acontece no Salvador Costa.
ONDE AS EQUIPES JOGARÃO, E QUAIS SÃO AS CAPACIDADES DE CADA ESTÁDIO?
*Capacidade permitida pelo Corpo de bombeiros.
Desportiva e Atlético Itapemirim:
Estádio: Engenheiro Araripe.
Capacidade: 2500 pessoas.
Estrela do Norte:
Estádio: Sumaré.
Capacidade: 6000 pessoas.
Nova Venécia:
Estádio: Zenor Pedrosa.
Capacidade: 2000 pessoas.
Porto Vitória, Rio Branco e Vilavelhense:
Estádio: Kleber Andrade.
Capacidade: 21.852 pessoas.
Real Noroeste:
Estádio: José Olímpio da Rocha.
Capacidade: 5820 pessoas.
Serra:
Estádio: Robertão.
Capacidade: 2010 pessoas.
Vitória:
Estádio: Salvador Costa.
Capacidade: 3000 pessoas.
Fontes: Ge/es e Capixabão da depressão.
